Saúde e emagrecimento: a forma correta de perder peso

Mais de 2 milhões de pessoas no mundo sofrem com o excesso de peso, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, quase metade da população está acima do peso, e quando os quilos a mais incomodam, homens e mulheres investem em dietas que prometem eliminar muito peso em pouco tempo, prejudicando a saúde.

As dietas da moda, por serem restritivas, cortam algum grupo alimentar do dia a dia, muitas vezes o carboidrato, nutriente responsável pela produção de energia.

Esse tipo de dieta não é sustentável a longo prazo, fazendo com que a pessoa não aprenda a comer corretamente, volte para antigos hábitos e recupere o peso perdido em pouco tempo, além do efeito sanfona. Esse tipo de dieta pode provocar a perda de massa muscular, reduzir metabolismo e facilitar o ganho de peso pós dieta.

 

Reeducação alimentar

A pesquisa da OMS mostra que o brasileiro come poucas frutas e verduras, dando espaço para carnes gordurosas, leite integral e refrigerantes em excesso.

Quando os hábitos alimentares não estão adequados, o indivíduo precisa aprender novos sabores, novas combinações e, muitas vezes, novos horários para se alimentar. Com isso, fica claro que não existe um segredo para emagrecer e se manter com o peso saudável, é preciso criar uma rotina de alimentação saudável e prática de atividades físicas, pelo menos três vezes por semana. É uma combinação de fatores que faz com que uma pessoa tenha um estilo de vida saudável. Não adianta fazer exercício e se encher doces e frituras, como não adianta fazer dieta e ser sedentário. Os dois têm importâncias distintas, mas se completam quando se trata de saúde

 

“O espelho e a calça jeans são as melhores medidas para ver o emagrecimento. Falando em números, de 2kg a 5kg é uma quantidade saudável de emagrecimento em 1 mês.”

 

Entenda como a medicina integrativa trata do assunto e pode melhorar sua qualidade de vida.

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Dra. Joana Iarocrinski
CRM-PR 29397