Conexão Cérebro X Intestino

A relação entre intestino e cérebro é muito simples. Resumidamente o intestino é o nosso segundo cérebro. Isso mesmo, nosso intestino abriga neurônios e mais de 90% da serotonina é produzida no intestino. A Serotonina é uma substância química que é fabricada pelos neurônios, transmite e processa informações e estímulos sensoriais através dos neurônios.

Manter a serotonina é responsável por pensamentos bons, ruins, alegres, calmos, tristes e felizes, dependendo de quanto ela está sendo fabricada.

O intestino, assim como o cérebro fabrica neurotransmissores, que são substancias responsáveis pela transmissão e processamento das informações pelos neurônios.

Juntos, os neurônios e neurotransmissores do cérebro e do intestino formam a rede neural, a qual é responsável pelo bem-estar físico, bem-estar emocional e o mal-estar.

O cérebro e o segundo cérebro estão tão interligados que pessoas com doenças cerebrais, também sofrem de alguma doença no intestino. Um exemplo pra ficar claro essa conexão, pessoas que ficam ansiosas sentem aquele frio na barriga, esse é um exemplo claro de como o intestino está interligado ao cérebro e como um influencia o outro.

Para se ter uma mente saudável, necessita-se ter um intestino saudável, sendo assim, cuidados com o que comemos ou deixamos de comer interfere e bastante no corpo e na mente.