Refrigerante ZERO é saudável?

Os impactos dos refrigerantes na nossa saúde.

Para que um alimento seja considerado saudável ele deve ser pensado por vários ângulos, não apenas se ele “engorda” ou não. O simples fato do refrigerante ser zero e não conter açúcar não elimina os outros malefícios que ele gera no nosso organismo. Mas quais são eles?

Por não conter açúcar e precisar ser adoçado de alguma forma para manter o padrão do sabor, a adição de adoçantes se torna necessária. Esses, por serem industrializados, trazem muitos prejuízos à saúde e devem ser evitados. Muitos são à base de sódio e isso traz enormes consequências a longo prazo, como possível hipertensão e problemas renais.

Um dos principais corantes utilizados nessas bebidas, principalmente nos de cola, é o caramelo – industrialmente chamado de 4-metil-imidazol. Por mais que a quantidade seja regulamentada pela Anvisa, existem pesquisas que comprovam que seu consumo pode levar ao surgimento do câncer.

Outro dano, esse dos refrigerantes em geral, é o pH ácido da bebida. Por ser acidificante e, consequentemente, diminuir o pH sanguíneo, o corpo retira lentamente bicarbonato de cálcio dos ossos. Como esse é alcalino isso é uma reação do organismo para voltar ao equilíbrio do pH. Se ingerido diariamente e em excesso, as chances de osteoporose só tendem a aumentar.

Resumindo, não é o simples fato do refrigerante não possuir açúcar na composição que o torna saudável. O dano dessas bebidas, a longo prazo, é grande e real. O seu consumo não é indicado e sempre deve ser evitado, para que não haja comprometimento da sua saúde.

E aí, ainda acha uma boa continuar tomando seu refri no almoço?