O que é Ozonioterapia?

Prática agora é reconhecida como tratamento médico pelo Senado brasileiro

A Ozonioterapia é uma técnica medicinal de aplicação dos gases ozônio e oxigênio, de diversas maneiras, de forma terapêutica. Esse tratamento possui propriedades diferentes e é um procedimento médico, devendo apenas ser administrado por profissionais.

Primeiro: o que é o gás ozônio?

Presente na nossa atmosfera e responsável por absorver os raios ultravioletas, o gás ozônio (O3) é altamente instável e retorna ao seu estado mais estável, a molécula de Oxigênio (02), rapidamente. A formação dessa molécula se dá após o rompimento de uma molécula de oxigênio (O2). Assim, os átomos se combinam com outras moléculas de oxigênio, formando o O3, ozônio.

Quais suas propriedades?

O gás possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e moduladoras no estresse oxidativo, melhorando também a circulação periférica e da oxigenação. Esse, quando usado em concentrações altas, pode ser nocivo à saúde, portanto só deve ser administrado por um profissional treinado e qualificado.

Ele pode ser usado para tratar mais de 200 doenças, incluindo lúpus, artrite reumatoide e hérnias de disco!

Como funciona o tratamento?

O Ozônio desativa vírus, bactérias, fungos e protozoários. Ele induz a morte do agente patogênico por meio da oxidação da membrana celular da bactéria ou da cápsula viral do vírus. Dessa maneira, o tratamento é eficaz e não gera resistência bacteriana nem viral ao tratamento.

Existem diversas vias de aplicação, sendo elas: auto-hemoterapia maior, auto-hemoterapia menor, aplicação tópica, água bidestilada ozonizada e azeite ozonizado, insuflação retal, aplicação intra-articular, para-vertebral, intra discal. O ozônio nunca deve ser administrado pelas vias respiratórias, por ser altamente perigoso. Esse tratamento possui grande eficácia em diversos casos e é uma alternativa mais acessível.

E, vale lembrar que: tomar água ozonizada não traz os benefícios da Ozonioterapia.

Nesse dia do Médico (20 de Outubro), em 2017, o Senado Federal aprovou com unanimidade a prática e prescrição desse tratamento!!

Lembre-se, a Ozonioterapia é um tratamento medicinal e só deve ser aplicado por um médico especialista. O único equipamento que pode ser utilizado para essa prática é específico para o tratamento da Ozonioterapia. Equipamentos portáteis não devem ser usados com essa finalidade por retirarem o ozônio do ar e, por isso, conter alta concentração de Nitrogênio.